Adorno site

ADORNO DA REALIDADE

Participou de diversos festivais e recebeu prêmios de renome em sua estreia: Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2012 e 2016 e Prêmio Arnaud, Rodrigues da Fundação Cultural do Estado do Tocantins. Além de ter participado de importantes festivais tais como: FIAC- Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia, Bienal de Dança do Ceará, Festival Internacional de Artes Cênicas, Goiânia em Cena, e tantos outros.
Um espetáculo inspirado nas ideias expressas pelo filósofo alemão Theodor Adorno, “Adorno da Realidade” é um espetáculo solo que transpassa pelo universo da dança, do teatro e da performance. A partir da utilização de jogos, recursos corporais e visuais, instiga-se a crítica à nossa realidade pós-guerra, que busca evidenciar nossa imagem enquanto seres humanos como meios de mercadoria e não como indivíduos autônomos. Na cena, Adorno da Realidade faz alusão aos campos de concentração da II Guerra Mundial e à manipulação sofrida do ser, passível, da atualidade.
O espetáculo propõe jogos de manipulação da cena pela plateia, retirando-a do seu papel de expectador e possibilitando-a ser modificadora “REAL”, da realidade apresentada tanto pelo bailarino, quanto pelo ator/manipulador, cenário e figurino. Essa situação faz com que cada apresentação do espetáculo seja única e diferenciada.

Estreia em 2012/ Duração: 35 minutos.

Coreografia: João Vicente

Música: Heitor Oliveira

Cenografia: Cláudio Montanari

Iluminação: Lúcio de Miranda

Figurino: Silma Dornas

Consultoria Filosófica: Ph.D Oneide Perius

Fotos